sábado, 28 de outubro de 2017

MARIA PRETINHA, erva moura, Solanum americanum

MARIA PRETINHA, erva moura*, Solanum americanum



Ah! Quantas crianças já não comeram desta PANC!!!! Semana passada fui à horta das Corujas e me deparei com um grupo de criancinhas que vieram conhecer a horta junto com algumas professoras da escola em que estudam. Quando mostrei a maria pretinha, a maioria ficou curiosa para experimentar e gostou... as crianças adoraram ver a dormideira e se encantaram com as sementinhas comestíveis da beldroega graúda, Talinum paniculatum... Distribui alguns galhos com as bolinhas amarelas do beldroegão e saíram felizes da horta... Fiquei muito feliz em ajudar as novas gerações a se conectarem com a natureza, estimulando o paladar e os sentidos... Uma verdadeira satisfação tomou conta de mim neste dia.



Outros nomes da maria pretinha são caraxixá, pimenta de galinha e guaraquinha. É planta nativa, eu também quando criança comia seus frutinhos pretos nos terrenos baldios e mesmo na horta da minha mãe. Possuem flores brancas muito pequeninas. Mas advirto para não consumirem os frutinhos se você não conhece bem a planta, com o risco de ingerir algum fruto extremamente tóxico de plantas similares. Sempre procure se familiarizar bem com a planta, olhe fotos na internet, pergunte para pessoas que conheçam bem a planta, coloque fotos em grupos de panc e identificação de plantas na internet...



A erva moura é da mesma família dos pimentões e pimentas. As folhas de plantas jovens podem ser consumidas refogadas, suas folhas são ricas em cálcio, potássio, magnésio e ferro. Dos frutinhos pode-se fazer geléia, mousse, sorvete, etc, e são ricas em antocianinas e antioxidantes segundo o livro de PANC de Valdely F. Kinupp.

É planta medicinal, no livro Plantas Medicinais de H. Lorenzi, diz que o chá obtido por decocção (erva fervida) de suas folhas é usado para casos de excitação nervosa, cólicas, nevralgias e afecções das vias urinárias.

Maria pretinha ou erva moura em um estacionamento na rua Paim, 2016

maria pretinha, estacionamento na rua Paim, 2016

Maria pretinha com suas minúsculas flores brancas, no parque Mário Covas, 2016

Maria pretinha no Alto da Lapa, 2016

foto da internet, maria pretinha com seus frutinhos pretos


* vários sites dão este nome: erva moura à maria pretinha, porém li agora (2021) no blog Matos de Comer que erva moura seria Solanum nigrum, uma planta mais rara por aqui, cujas frutinhas são foscas e que devem ser consumidas apenas cozidas. Vide o link: 

http://www.matosdecomer.com.br/2014/07/matoberry-outras-solanaceas-maria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário