sábado, 9 de dezembro de 2017

OFICINA DE PANC com Regina Yassoe Fukuhara no Espaço Quilombo Nuagora

no sábado 16/12/17 as 14h, na rua Banharão, 223 - São Paulo

P A N C's: Plantas Alimentícias Não Convencionais. 

São plantas que não consumimos como alimento simplesmente porque não estão à venda, ou seja: falta de costume e/ou conhecimento. Geralmente eram consideradas "mato" ou "ervas daninhas", porque crescem espontaneamente junto às plantas que cultivamos, ou em praças, parques, jardins e cantinhos onde muitas vezes o cuidado humano não se faz presente. Se as jogamos fora, perdemos uma grande oportunidade de consumir alimentos super nutricionais e curativos. 

A proposta da especialista Regina Yassoe Fukuhara é abordar esse tema com os ensinamentos sobre a potência nutricional dessas bênçãos da terra, sair à campo com o grupo percorrendo praças e arredores para a identificação das pancs e, além disso, juntos prepararmos um delicioso Temaki de Pancs e aprender outra receita com jaca para a ceia de natal.

Regina Yassoe Fukuhara é Artista Plástica, Permacultora e Pesquisadora apaixonada pelas PANC começou suas pesquisas participando de vários cursos, oficinas e passeios de identificação entre eles: IV Passeio Guiado – PANC na City com Neide Rigo, Oficina de PANC com Guilherme Ranieri na horta da FMUSP e Instituto Chão em 2016 e Curso de PANC com Valdely F. Kinupp – Tibá Rio/Bom Jardim/RJ em abril/ 2017. Hoje ela divide seu conhecimento em eventos em São Paulo e região. Realizou oficinas de PANC em 2016 no SESC Osasco, SESC Pinheiros, Horta das Corujas, no Festival de Agricultura Urbana na Praça Vitor Civita, na Horta Comunitária da Saúde, Espaço Cultural Jd. Damasceno na Vila Brasilândia. E em 2017 pelo Semear Conhecimentos em Igaratá, Chácara Amorada em Mairiporã e Horta do Centro Cultural São Paulo, 1º Semear Conhecimentos de Mairiporã, Agosto/2017, Mesa sobre PANC na Livraria da Vila pela Virada Sustentável 2017.

Regina também participa de diversos eventos voluntários em hortas da cidade e comunidades indígenas. Para conhecer o seu trabalho, acesse seu blog Sabores do Mato http://saboresdomato.blogspot.com.br/: “A pesquisa sobre as ervas (PANC e plantas medicinais) nasceu de um desejo profundo pela conexão com a natureza, aprender mais sobre os saberes da terra. Minha pesquisa procura trazer de volta a saúde da terra e a saúde do ser humano e animais”

Vamos degustar as receitas e acessar um conhecimento muito precioso para tempos de tantos venenos nos alimentos. É uma maneira de contribuirmos com a qualidade de vida que merecemos e de estarmos alinhad@s com uma saúde harmônica!

Vamos?

Inscrições: nuagora@gmail.com , com Karmencita.
Reciprocidade: R$ 80

Até lá!




Inscrições no evento do Facebook: 
https://www.facebook.com/events/135541857151132/


Nenhum comentário:

Postar um comentário