segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ERVA-DE-JABUTI, XIMBUÍ, PEPERÔMIA, Peperomia pellucida

ERVA-DE-JABUTI, XIMBUÍ, PEPERÔMIA,  Peperomia pellucida

A primeira vez que vi uma erva-de-jabuti, era uma planta minúscula que a Neide Rigo nos mostrou na City da Lapa, depois a encontrei no SESC Interlagos e certa noite caminhava na av. Brigadeiro Faria Lima, algo puxou meu olhar para um canteiro no meio da calçada, como se eu soubesse o que ia encontrar lá, de noite com pouca claridade... percebi uma plantinha, como se estivesse me chamando... Fiquei tão contente em encontrá-la de novo... Tirei umas 2 mudas e plantei em casa, ela ficou durante um tempo e morreu, plantei outras vezes e ela morreu, decidi que se tivesse de nascer, agora seria por semente, mas sempre passava no mesmo lugar pra saber se elas estavam lá na avenida até que um dia tiraram todas as plantas do canteirinho e plantaram grama amendoim no lugar.

Finalmente percebi um dia que tinha nascido uma mudinha no meu vaso de suas sementes, fiquei tão feliz. É uma planta muito linda.

Esta é uma panc parente da pariparoba, pra mim é uma mini pariparobinha...kkkk Pertence à família das piperáceas, das pimentas. É nativa do norte e nordeste do Brasil. Tem suas folhas em coração são brilhantes possuem "espiguinhas" (sementes), não crescem muito, de 20-40 cm. Segundo Harri Lorenzi em seu livro de plantas medicinais diz que no norte do país é usada como hipotensor e forte diurético em infusão, em emplastro contra prurido e que na literatura etnofarmacológica, é usada no combate à tosse e dor de garganta.E ainda como preventiva do infarto de miocárdio. Cita ainda usos pelos indígenas das Guianas em mistura com leite para curar gengivite, dores de dente e outras afecções bucais, e para curar feridas e chagas.

No livro PANC, Kinupp fala de seu uso na culinária crua ou refogada e que popularmente seu chá é usado para controle de colesterol e hipertensão.

O sabor é forte, mas não consegui descrever aqui... sendo uma piperácea eu recomendaria usar apenas como condimento...



Erva-de-jabuti ou peperômia, em um canteiro na calçada da av. Brigadeiro Faria Lima, 2016




Erva-de-jabuti, Peperomia pellucida, no Paraíso, na rua do hospital do câncer, 2018




Erva-de-jabuti nascendo nas calçadas de São Paulo, sempre uma alegria encontrá-las, 2018

2 comentários:

  1. Boa tarde, estou desenvolvendo um projeto de cultivo de plantas PANC e gostaria de saber onde posso conseguir sementes , como é meu primeiro contato não escreverei muito porem estou em foz do iguaçu e trabalho no parque das aves estamos com um projeto interessante, se puder ajudar fico no aguardo de vosso contato
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, como vc se chama? se quiser conversar me escreva no meu email: reginayassoe@gmail.com eu só vi agora sua mensagem

      Excluir